Promissor à moda antiga: Ozan Kabak e o encargo de xerife
Share:

Promissor à moda antiga: Ozan Kabak e o encargo de xerife

Nascido em Ancara, capital da Turquia, Ozan Muhammed Kabak está no Galatasaray desde os 11 anos, onde frequentou todas os times das divisões de base do clube e assinou seu primeiro contrato profissional em julho de 2017. Mesmo muito novo, impressionou boa parte da comissão técnica e fez sua estreia na equipe principal na vitória por 2 a 0 sobre o Yeni Malatyaspor pela Süper Lig (campeonato Turco de futebol), em maio de 2018.

O jovem zagueiro impressionou o mundo após participar do europeu sub-17 de 2017, sendo o capitão da equipe e eleito um dos 10 melhores jogadores da competição. Com um campeonato turco na bagagem, Ozan já participava de jogos pelo elenco principal na temporada passada. Entretanto, somente neste ano ele se firmou na equipe: atualmente já atuou em 15 jogos como titular e obteve cinco clean-sheets. Apesar de não ter estreado pela seleção sub-21 e principal da Turquia, ele possui 50 jogos por todas as seleções de base turcas desde 2015.

Aos 18 anos e com 1,85m de altura, o zagueiro turco é ambidestro e capaz de jogar nos dois lados da posição. Jovem e com muita técnica, além de ser preciso nos passes, Kabak é muito veloz — independentemente do seu porte físico. Ele também demonstra ter um bom senso de antecipação e excelente capacidade no ar, sendo muito perigoso na bola aérea ofensiva. O que mais chama atenção no jovem é sua maturidade em ter o know-how de saber quando tem que jogar sério e quando pode tentar algo mais ousado.

Ainda assim, por mais que pareça ser muito completo para sua idade, algumas de suas decisões costumam fazer com que o time corra um risco desnecessário. Em certas ocasiões, ele acaba chegando com muita “sede ao pote” e comete faltas bobas, ainda que tenha tomado apenas três cartões amarelos nos jogos quando atuou como titular. Por conseguinte, é digno ressaltar que o julgar como um zagueiro maldoso ou violento é, no mínimo, inoportuno e inadequado.

Posições onde é capaz de atuar


Ozan Kabak está destinado a se tornar um dos melhores defensores centrais da Europa e quiçá do mundo. Não é coincidência que clubes da primeira prateleira europeia já estão de olho. De acordo com jornais de todo o mundo, Manchester City, Manchester United, Bayern, Borussia Dortmund, Inter de Milão e Roma já planejam uma proposta para o defensor. Contudo, o Galatasaray pede em torno € 20 milhões — quantia relativamente baixa para o atual inflacionado mercado, apesar de haver uma cláusula em seu contrato que pode liberá-lo por apenas € 7,5 milhões. De qualquer forma, o clube turco busca renovar seu contrato imediatamente e recusou ofertas de clubes alemães e franceses de segundo escalão.

Muito completo para a sua idade e parecido no estilo de jogo com o jovem zagueiro do momento na Europa, Matthijs de Ligt, o turco de 18 anos atraiu todas as atenções após uma grande partida, terminada em 0 a 0, contra o Schalke 04 pela UEFA Champions League deste ano, sendo eleito o melhor da partida por sites especializados em estatísticas. Se mantiver a atual forma, é bem capaz de o vermos em breve na seleção principal da Turquia e possivelmente em uma liga de maior prestígio.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.