O multifuncional Giorgi Chakvetadze
Share:

O multifuncional Giorgi Chakvetadze

Nascido em Tbilisi, capital da Geórgia, Giorgi Chakvetadze começou sua carreira no modesto Norchi Dinamo, clube da segunda divisão da Liga Georgiana. De 2007 a 2010, chamou a atenção de um dos principais clubes do país, o Dinamo Tbilisi, e acabou se mudando para o time de sua cidade natal. Em 2015, após ser frequentemente convocado para as seleções de base da Geórgia, tanto sub-15 como sub-17, Chakvetadze assinou um contrato de três anos com o Dinamo Tbilisi e aos 17 anos de idade fez sua estreia na equipe principal.

Com cinco gols e onze assistências na sua primeira temporada como profissional e tornando-se peça-chave no time, muitos clubes da primeira prateleira do futebol mundial se atentaram para seu talento. Assim, no final do verão de 2017, Chakvetadze assinou com K.A.A. Gent por €1,5 milhões, mesmo atraindo o interesse de Liverpool, Tottenham Hotspur, Hoffenheim, Bayer Leverkusen e Bayern de Munique. De acordo com o jornal MARCA, o time da Baviera até tentou atravessar a negociação oferecendo cerca de €6 milhões, mas já era tarde demais.

Embora no começa tenha sofrido com a adaptação — algo bem comum quando um jovem jogador transfere-se para outro clube de país e cultura diferentes, Chakvetadze vive um momento muito regular na atual temporada. Em 23 jogos, marcou cinco gols e deu cinco assistências Mais do que isso, nos últimos sete jogos pela seleção da Geórgia, o jogador de 19 anos participou diretamente de oito gols (cinco gols e três assistências).

Com 1,83m de altura, Chakvetadze apesar de ser um jogador físico e que usa frequentemente sua força para ganhar vantagem, também é habilidoso e rápido. Possuindo um bom controle de bola e giro de corpo, o atual camisa 18 da seleção se destaca pela forma como protege a bola utilizando seu vigor físico, sendo muito difícil pará-lo quando está indo em direção ao gol.

Nesta temporada, sua decisão no último passe também melhorou notavelmente, tanto que boa parte das suas últimas assistências aconteceram em torno da grande área. Capaz de jogar tanto como meia-atacante ou como meio-campista, sua capacidade versátil chama atenção. Embora sua posição favorita e melhor seja a de camisa 10 ou de meio-campista central, ele também atuou bem como lateral-esquerdo em várias ocasiões.

Posições onde é capaz de atuar


Podendo jogar em uma gama de posições, Chakvetadze tem a versatilidade como sua principal característica. O fato de ter apenas 19 anos faz dele uma grande joia e, embora ainda precise melhorar suas deficiências — como segurar a bola por muito tempo ou depender e agir excessivamente em prol de seu pé direito, seu talento e atuais performances na principal liga da Bélgica e pela Seleção da Geórgia não passaram despercebidas.

Diversos veículos de comunicação divulgam que o Barcelona monitora o georgiano. Além do mais, clubes como Bournemouth, Tottenham e Shakhtar Donetsk estão de olho, assim como o Bayern de Munique mais uma vez. O fato é: Chakvetadze tem tudo e mais um pouco para ser um grande jogador.