Marian Shved: talento bruto em lapidação
Share:

Marian Shved: talento bruto em lapidação

Nascido em Mykolaiv, cidade localizada no sul da Ucrânia, Marian Shved ingressou no futebol aos sete anos de idade na base do FC Karpaty Lviv, clube criado na época da União Soviética e atualmente na primeira divisão do Campeonato Ucraniano de Futebol. De 2004 a 2014 na equipe, o ucraniano estreou aos 18 anos pelo time principal em março de 2015 no jogo contra o FC Metalurh Donetsk pela liga ucraniana. Em abril do mesmo ano, marcou seus dois primeiros gols da carreira na vitória sobre o Olimpik Donetsk.

Com apenas 18 anos de idade e dois gols em 12 jogos, o jogador ucraniano acabou atraindo interesse do Sevilha e do Valencia. Por influência de Yevhen Konoplyanka, que tinha acabado de se transferir do Dnipro para o clube rojiblanco, Shved assinou, em agosto de 2015, um contrato longo de cinco anos com o Sevilha. A taxa de transferência girou em torno de €1 milhão. O interesse do clube espanhol era desenvolver o ucraniano inicialmente no sub-19, depois em sua equipe B e posteriormente em sua equipe principal. Não aconteceu.

Assim como a maioria dos jogadores que saem de seus países do leste europeu com o intuito de crescerem profissionalmente no futebol em ligas maiores, ele sentiu dificuldades na adaptação — peça-chave nesse processo. Claramente o jovem ucraniano teve complicações em seu desenvolvimento e acabou encalhado no sub-19 do Sevilha, participando apenas de um único jogo pela equipe B. Com isso, na temporada 2017-18, retornou ao futebol ucraniano pelo clube que lhe criou. O Karpaty gastou €400 mil para trazer de volta sua joia.

Rápido, veloz e forte no 1 contra 1. O ucraniano de 21 anos iniciou sua carreira como lateral direito mas, devido a sua habilidade e talento, foi adiantado para a ponta-direita. Sua principal virtude é o drible, ainda que peque em alguns momentos — algo comum para jogadores muito habilidosos — e demore para soltar a bola. Apesar de ter características para um meio-campo passador, o jovem costuma atuar pelos lados do campo explorando a junção do drible com a velocidade.

Posições onde é capaz de atuar


Em alguns casos de maior necessidade do time ucraniano, Shved atuou como atacante de referência e foi bem mesmo não desfrutando de um físico privilegiado e possuindo apenas 1,71m de altura — considerado pequeno para a posição. Na atual temporada, o ucraniano de 21 anos é o vice-artilheiro do Campeonato Ucraniano com oito gols, além de ter dado mais três assistências em 17 jogos. Ademais, recentemente o jogador estreou pela Seleção principal da Ucrânia. Isso demonstra sua evolução nos campos, sendo capaz de atuar em praticamente todas as posições do ataque.

Desde o sub-16 até o sub-21 das seleções de base da Ucrânia, e agora convocado para a principal, Shved é uma grande joia que visivelmente se desenvolve a cada nova partida. A genética também ajuda, visto que é filho do ex-jogador Vasyl Shved. Como o futebol ucraniano já demonstrou não ser parâmetro para ninguém, vale esperar sua saída para um clube europeu de maior porte para ver como será sua adaptação em uma grande liga. E cá entre nós, isso não deve demorar muito para acontecer.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.