Lucas Paquetá no Milan é uma faca de dois gumes
Share:

Lucas Paquetá no Milan é uma faca de dois gumes

Cada vez mais o futebol brasileiro é taxado como um mercado exportador e muito disso se explica pelos clubes brasileiros, reféns do amplo poder aquisitivo dos clubes europeus. Nenhum deles suporta o constante assédio a cada nova abertura de janela de transferências. Para piorar os compradores estão indo direto na fonte, a base dos clubes, levando as joias sem que elas sejam lapidadas ou ao menos cheguem a estrear nos profissionais. O curioso é que os clubes brasileiros vendem a rodo e gastam esse dinheiro em atletas mais experientes.

Lucas Paquetá é mais uma vítima da comum política de vendas instaurada no Brasil e, após inúmeras especulações, foi contratado pelo Milan, que vai desembolsar € 35 milhões (cerca de 168 milhões de reais) para contar com o principal jogador do Flamengo. Não é de hoje que o gigante italiano vive momentos difíceis comparado as glórias do passado, além de passar por visíveis dificuldades de reestruturação.

Além da crise estrutural, o sucessor de Silvio Berlusconi (que foi dono do Milan por 31 anos), Li Yonghong, para comprar o Milan, estabeleceu uma parceria com o fundo de investimentos americanos Elliot, que designou milhões de euros ao chinês para que a compra fosse sacramentada. Apertado financeiramente, o Milan de Li passou a ser alvo de investigações da UEFA e foi excluído e impedido de disputar, até então, qualquer competição européia por dois anos. Contudo, voltou a ter direito de disputar depois que a Elliot tomou as rédeas gerais do clube e entrou com um recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), conseguindo anular a suspensão. Atualmente, o Milan vive altos e baixos: 10ª posição com 12 pontos no Italiano e na Liga Europa, líder do Grupo F com 6 pontos.

OBS: os números de Lucas Paquetá pelo Flamengo (jogos, gols e assistências) foram obtidos a partir de pesquisas em sites como ogol.com.br, footstats.net e transfermarkt.com

Os números falam por si. Até o momento, Paquetá é o melhor jogador do Flamengo e possivelmente o mais completo em solo brasileiro. Versátil, técnico e muito físico, mesmo não estando pronto, era questão de tempo para, enfim, rumar a Europa. Especulado em Manchester City, PSG e outros grandes clubes da primeira prateleira do futebol mundial, a transferência para o conturbado Milan é surpreendente e desafiadora.

No Flamengo, Paquetá já executou praticamente todas as funções que requisitam criação e finalização – até mesmo já atuou como principal referência no ataque, ainda que esta não seja a melhor forma de usá-lo. Por isso, teria vaga em basicamente todas as posições mais avançadas dos Rossoneri, com exceção do comando de ataque, dado que há Gonzalo Higuaín. Aos 21 anos, a expectativa em torno do seu talento é tão grande que até a imprensa italiana já especula quais serão as mudanças que Gattuso fará para colocá-lo no time titular.

Comparado a Kaká, Lucas Paquetá vai encontrar um projeto e ambiente completamente diferente do que o ídolo Milanista se deparou quando, ainda jovem, saiu do Brasil. Com carências no posicionamento e na movimentação, pode ser que na Serie A – famosa por fortes marcações e poucos espaços, o jovem de 21 evolua como jogador e entenda o jogo coletivamente, sem a necessidade do drible em qualquer região do campo.

Ir a uma liga dominada por ”um time só” e ser instruído por um treinador que, na teoria, não tem fama em dar oportunidades a jovens, acaba alimentando o risco de acontecer com Paquetá o que aconteceu com Gabriel Barbosa na Internazionale (exatamente pela carência de leitura de jogo). Entretanto, o atual jogador do Flamengo tem tudo e mais um pouco pra ser referência na Itália e futuramente dar o salto necessário na carreira. Ainda assim, hoje, o Milan precisa mais de Paquetá, do que Paquetá do Milan.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.