Grande e letal: Erling Braut Haaland é a personificação do centroavante-centroavante
Share:

Grande e letal: Erling Braut Haaland é a personificação do centroavante-centroavante

Nascido em Leeds, cidade do norte da Inglaterra, Erling Braut Haaland atuou em todas as divisões de base do Bryne FK, clube que atualmente joga a OBOS-ligaen (segunda divisão da Noruega). Por lá, na temporada 2015/16, marcou 18 gols em 14 jogos pela equipe reserva e foi promovido para a equipe principal aos 15 anos, estreando em um jogo contra o Ranheim.

Apesar de ter sido reprovado em um teste no Hoffenheim, o norueguês atuou 16 vezes pelo Bryne até se transferir, no início de 2017, para o Molde FK, clube também localizado na Noruega. Atuando por um clube de maior expressão no país, Haaland chamou a atenção quando marcou quatro gols nos primeiros 21 minutos da partida contra o SK Brann, líder invicto da liga na época. Com o scout do Manchester United presente no jogo, o treinador do Molde, Ole Gunnar Solskjaer, chegou a comparar seu estilo de jogo com Romelu Lukaku.

Ao participar da Europa League — competição que traz mais visibilidade a qualquer jogador de futebol, o Red Bull Salzburg, time da Áustria famoso por importar e exportar grandes talentos, anunciou sua contratação por cerca de €4 milhões. Entretanto, o jogador de 18 anos só irá se transferir no dia 1 de janeiro de 2019, quando abrirá a janela de inverno na Europa.

Forte fisicamente, o centroavante norueguês, mesmo com 1,91m de altura, é extremamente rápido com e sem a bola nos pés. Sem desistir nunca, Haaland tem como uma de suas principais caraterísticas ser aquele atacante de área e brigador que todo treinador gosta, além de possuir um instinto matador. Ainda que consiga atuar vindo de trás como atacante-sombra — muito por conta de sua boa técnica, ele desempenha melhor as funções de atacante de referência, pois é possível utilizar os seus melhores atributos: força física, potência, resistência e aptidão, a ponto de se sentir confortável em situações de contato.

Posições onde é capaz de atuar


Com uma boa agilidade e coordenação para um jogador do tamanho dele, Haaland muitas vezes se move buscando profundidade no meio-campo a fim de criar e explorar espaços para seus companheiros de equipe. De qualquer maneira, sua qualidade primordial é a finalização, que tende a ser utilizada em todas as oportunidades que recebe. E isso que lhe faz um bom atacante, capaz de segurar a bola para os companheiros de equipe quando estiver jogando de costas para o gol. Não é segredo para ninguém que o norueguês gosta de atuar ao redor da área e, por isso, também tem o cabeceio como uma de suas principais vertentes. Embora possua apenas 18 anos, o futuro jogador do Red Bull Salzburg já dá indícios de que poderá se tornar um atacante completo no futuro.

Presente em todas as seleções de base da Noreuga, o filho do ex-jogador Alf-Inge Haaland ainda não estreou pela seleção principal. E cá entre nós que é apenas questão de tempo. Um dos artilheiros do último campeonato norueguês, o centroavante soma 12 gols e quatro assistências em 26 jogos em 2018 (sem contar os jogos pela seleção sub-19). Hoje, o futuro jogador do Red Bull Salzburg está acima do nível exigido na Eliteserien. Mesmo que a Áustria não represente o destino dos sonhos, será interessante acompanhar seu desenvolvimento por lá.