Grande e letal: Erling Braut Haaland é a personificação do centroavante-centroavante
Share:

Grande e letal: Erling Braut Haaland é a personificação do centroavante-centroavante

Nascido em Leeds, cidade do norte da Inglaterra, Erling Braut Haaland atuou em todas as divisões de base do Bryne FK, clube que atualmente joga a OBOS-ligaen (segunda divisão da Noruega). Por lá, na temporada 2015/16, marcou 18 gols em 14 jogos pela equipe reserva e foi promovido para a equipe principal aos 15 anos, estreando em um jogo contra o Ranheim.

Apesar de ter sido reprovado em um teste no Hoffenheim, o norueguês atuou 16 vezes pelo Bryne até se transferir, no início de 2017, para o Molde FK, clube também localizado na Noruega. Atuando por um clube de maior expressão no país, Haaland chamou a atenção quando marcou quatro gols nos primeiros 21 minutos da partida contra o SK Brann, líder invicto da liga na época. Com o scout do Manchester United presente no jogo, o treinador do Molde, Ole Gunnar Solskjaer, chegou a comparar seu estilo de jogo com Romelu Lukaku.

Ao participar da Europa League — competição que traz mais visibilidade a qualquer jogador de futebol, o Red Bull Salzburg, time da Áustria famoso por importar e exportar grandes talentos, anunciou sua contratação por cerca de €4 milhões. Entretanto, o jogador de 18 anos só irá se transferir no dia 1 de janeiro de 2019, quando abrirá a janela de inverno na Europa.

Forte fisicamente, o centroavante norueguês, mesmo com 1,91m de altura, é extremamente rápido com e sem a bola nos pés. Sem desistir nunca, Haaland tem como uma de suas principais caraterísticas ser aquele atacante de área e brigador que todo treinador gosta, além de possuir um instinto matador. Ainda que consiga atuar vindo de trás como atacante-sombra — muito por conta de sua boa técnica, ele desempenha melhor as funções de atacante de referência, pois é possível utilizar os seus melhores atributos: força física, potência, resistência e aptidão, a ponto de se sentir confortável em situações de contato.

Posições onde é capaz de atuar


Com uma boa agilidade e coordenação para um jogador do tamanho dele, Haaland muitas vezes se move buscando profundidade no meio-campo a fim de criar e explorar espaços para seus companheiros de equipe. De qualquer maneira, sua qualidade primordial é a finalização, que tende a ser utilizada em todas as oportunidades que recebe. E isso que lhe faz um bom atacante, capaz de segurar a bola para os companheiros de equipe quando estiver jogando de costas para o gol. Não é segredo para ninguém que o norueguês gosta de atuar ao redor da área e, por isso, também tem o cabeceio como uma de suas principais vertentes. Embora possua apenas 18 anos, o futuro jogador do Red Bull Salzburg já dá indícios de que poderá se tornar um atacante completo no futuro.

Presente em todas as seleções de base da Noreuga, o filho do ex-jogador Alf-Inge Haaland ainda não estreou pela seleção principal. E cá entre nós que é apenas questão de tempo. Um dos artilheiros do último campeonato norueguês, o centroavante soma 12 gols e quatro assistências em 26 jogos em 2018 (sem contar os jogos pela seleção sub-19). Hoje, o futuro jogador do Red Bull Salzburg está acima do nível exigido na Eliteserien. Mesmo que a Áustria não represente o destino dos sonhos, será interessante acompanhar seu desenvolvimento por lá.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.