Dennis Man, o diamante bruto romeno
Share:

Dennis Man, o diamante bruto romeno

Nascido em Vladimirescu, comuna romena localizada no distrito de Arad, na região histórica da Transilvânia, Dennis Man adentrou no futebol pelo pequeno Atletico Arad, em 2010. Por ser um clube de nível amador da Romênia e pequeno demais para seu talento, o romeno viajou para realizar um teste no Manchester City. Apesar de ter disputado um jogo contra o Nottingham Forest pela equipe de juniores do time inglês, o jogador não foi aprovado e retornou ao país local para se juntar ao UTA Arad, clube da Liga II (segunda divisão romena).

Aos 17 anos, estreou em agosto de 2015 na derrota por 2 a 1 para o CS Gaz Metan Mediaș, ainda pela Liga II. Em outubro daquele ano, marcou seu primeiro gol como profissional na partida contra o Bihor Oradea. No ano seguinte, mais precisamente em setembro de 2016, o FC Steaua București, um dos principais clubes romenos, anunciou sua contratação por uma taxa não revelada. Não demorou muito para sair seu primeiro gol: em um mês de clube, ele marcou na partida vencida por 2 a 0 contra FC Politehnica Iași, pela Liga I (primeira divisão romena).

No futebol, jogadores canhotos são frequentemente mais habilidosos, fazendo com que sejam mais valiosos tecnicamente. Como de praxe, Dennis Man é mais um daqueles casos de canhotos talentosos e extremamente técnicos com a bola, apesar de procurar utilizar a perna esquerda em quase todas as jogadas. Assim sendo, sua canhota é parecida, de certa maneira, com a de Arjen Robben — ambos utilizam da mesma jogada. Além de também ser muito rápido e veloz com a bola nos pés, assim como o holandês.

Mesmo que tenha a preferência em atuar como winger pela direita, onde tem a possibilidade de cortar pro meio a todo instante, o romeno de 20 anos, por ter um bom passe e um controle de bola primoroso, também é capaz de jogar pela faixa central do campo. Embora esteja em aprendizado na posição, ele já atuou algumas vezes e inclusive chegou a marcar um gol como meio-campista. Aos poucos, Dennis vai ser tornando versátil e aprimorando seus atributos.

Posições onde é capaz de atuar


Com passagens pelas seleções de base da Romênia e possuindo 1,83m de altura, ainda que seja fraco fisicamente, o camisa 98 do Steaua é um bom cabeceador e costuma não desperdiçar oportunidades. Sua principal marca é o drible curto em direção ao gol, sempre procurando visar a finalização da jogada em seu pé esquerdo. Em alguns momentos falta mais intensidade e vocação defensiva ao romeno, algo que pode ser prejudicial quando estiver em uma grande liga europeia.

Na atual temporada, Dennis marcou sete gols e deu três assistências em 24 jogos. Se mantiver a média de um gol a cada 258 minutos, provavelmente terá números inferiores a temporada passada, onde marcou 12 gols e deu oito assistências em 47 jogos. Mesmo assim, suas performances melhoraram consideravelmente, tanto que José Mourinho (quando ainda era treinador do Manchester United) chegou a observá-lo e realizou uma consulta pelo jogador. Recentemente convocado para a equipe principal da Romênia em março deste ano, Dennis Man segue sendo especulado em clubes europeus como Manchester United, Roma e Fenerbahçe. Talvez a liga romena já seja pouco para o nível que pretende alcançar em um futuro não muito distante.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.