Dejan Joveljić, a versão mais nova de Aleksandar Mitrović
Share:

Dejan Joveljić, a versão mais nova de Aleksandar Mitrović

Nascido em Bijeljina, sétima maior cidade da Bósnia e Herzegovina, Dejan Joveljić começou sua carreira futebolística no Sloga Junajted, clube bósnio semi-profissional. Em 2010 foi para o Estrela Vermelha de Belgrado, um dos clubes mais populares da Sérvia. Depois de quase 7 anos no clube, passando por todas as categorias de base, Joveljić assinou seu primeiro contrato profissional em 16 de março de 2016. No mesmo ano, ingressou na equipe principal do time sérvio, mas não conseguiu jogar nenhuma partida oficial devido a um problema de saúde.

Depois de um ano difícil em 2016, seu começo de temporada do ano seguinte foi animador, chegando a participar de toda a pré-temporada com o elenco principal. Ainda assim, só estreou profissionalmente em 10 de dezembro de 2017, em um jogo válido pela Superliga (primeira divisão da Sérvia). Indicado ao prêmio Golden Boy daquele ano, Joveljić viveu uma temporada de altos e baixos na carreira, alternando entre o profissional e o sub-19 da equipe sérvia.

E foi em 2018 o ano da sua afirmação no futebol. Em 5 de maio, em seu primeiro jogo como titular, marcou dois gols na vitória por 5 a 0 sobre o Spartak Subotica, pela Superliga. Pelo segundo ano consecutivo — só que agora definitivamente — o jovem de 19 anos participou da pré-temporada na equipe principal. Na atual temporada, com alguns jogos pela UEFA Youth League (Liga Jovem da UEFA disputada pelas equipas sub-19 dos clubes da Liga dos Campeões), ele marcou sete gols em 16 jogos.

Com o instinto de matador e o seus 1,82 metros de altura, o sérvio, além de forte na bola área, também é muito bom com a bola nos pés. Técnico e finalizador, dificilmente ele costuma perder alguma oportunidade clara de gol. Através do seu exímio senso de interpretação das jogadas ele consegue se posicionar bem na maioria dos ataques. Ainda que pareça ser aquele centro-avante grandalhão desengonçado, Joveljić é o contrário disso. Sempre tentando furar as linhas com a sua movimentação, ele também cumpre bem seu papel quando requisitado a jogar de costas para o gol.

Posições onde é capaz de atuar


Devido a sua velocidade e capacidade de explosão, pode atuar como extremo-esquerdo quando necessário, até por ser capaz de marcar e pressionar o adversário sempre que possível. Seu principal atributo é se mover para o meio-campo a fim de atrair os defensores com ele e criar espaços para seus companheiros de equipe. Bom cobrador de penalidades e ambi-destro, o atual camisa 28 do Estrela Vermelha busca o gol a todo instante.

Apesar de ainda não ter sido convocado para a seleção principal da Sérvia, o jovem possui talento e vocação para figurar nela. Para que isso aconteça, é necessário que consiga mais espaço no seu atual clube e que se desenvolva em um nível superior às categorias de base. Semelhante — dentro e fora de campo — ao centro-avante sérvio, Aleksandar Mitrović, Joveljić tem toda a capacidade de seguir os passos do compatriota e fazer sucesso em grandes ligas europeias.