De Vágner Love a Luis Suárez: conheça o artilheiro Fedor Chalov
Share:

De Vágner Love a Luis Suárez: conheça o artilheiro Fedor Chalov

Nascido em Moscou, Fedor Chalov deu seus primeiros passos no futebol ainda muito novo. Começou no Dínamo de Kiev com seu irmão Danill, que atualmente joga no FC Mordovia Saransk, clube que disputa a Russian Premier League (primeira divisão da Rússia). No entanto, Chalov ingressou no CSKA Moscou aos oito anos de idade, onde atuou em todos os times juvenis do clube e sempre deixou seus gols. Ele também representou a seleção russa do sub-15 ao sub-21, tendo seu ápice na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2015, no Chile, onde marcou três gols.

Chalov chamou a atenção do técnico do CSKA na época, Leonid Slutski, que promoveu sua estreia pela equipe principal em setembro de 2016, no jogo contra contra o Yenisey Krasnoyarsk pela Copa da Rússia. Em novembro do mesmo ano, pelo sub-19 da equipe russa, marcou quatro gols na vitória por 5 a 0 contra o Mônaco pela Liga Jovem da UEFA. À lá Lewandowski, três desses quatro gols foram em apenas sete minutos.

“No futebol, você precisa provar seu valor todos os dias. Para um jovem jogador como eu, você tem que trabalhar duro e marcar gols em vez de ler reportagens de jornais sobre você”, disse.

Com isso, o jovem centroavante russo causou um certo alvoroço e foi definitivamente promovido para o grupo principal. Em de fevereiro de 2017, ele assinou um novo contrato com o CSKA Moscou até 2020. O jogador foi convocado para a lista estendida de convocados da Rússia para a Copa do Mundo de 2018, porém não esteve presente na lista final.

O russo de 20 anos é a personificação correta do clássico centroavante, centroavante. Fixo na frente e sem se movimentar muito além da posição central, ocasionalmente costuma cair pelo fundo, mas raramente se aventura pelas beiradas. Com 1,80m de altura, visivelmente não é tão alto para os padrões russos, mas também não é pequeno para a posição. Assim, tem como uma de suas principais características o ritmo intenso e a força aliada a sua capacidade de realizar bem o “pivô”.

Apesar de não ser muito rápido, facilitando a maioria dos defensores em uma possível arrancada, o atual 9 do CSKA costuma pressionar a zaga adversária sempre quando tem a oportunidade. Seu posicionamento é de primeira linha, parecendo estar sempre no lugar certo na hora certa. Habilidoso e ambidestro, além da boa finalização – algo comum e necessário para um exímio centroavante, o jovem russo se destaca pela sua técnica e a capacidade de deixar o companheiro de time na cara do gol com apenas um toque na bola.

Posições onde é capaz de atuar


Fã de Vágner Love e se inspirando em Luis Suárez, Chalov, assim como o brasileiro, tem uma certa fraqueza em cabecear. Certamente é um atributo que deverá ser aprimorado futuramente, visto que pelo seu vigor físico e sua relativa altura, é necessário para um eficiente centroavante, como o jovem almeja ser, ter um bom cabeceio. Nesta temporada, ele possui 10 gols e três assistências em 19 partidas. Atualmente é o artilheiro da Premier League da Rússia com nove gols e já figura entre os frequentes convocados da seleção russa.

Ainda que possua carência em algumas virtudes – o que é natural para a sua idade, Chalov ganhou a titularidade neste começo de temporada e, atuando com regularidade, é bem provável que consiga evoluir como jogador. Provando seu valor e na flor da idade, o russo tem tudo para se tornar um grande centro-avante e pintar em um clube da primeira prateleira europeia. E isso parece ser questão de tempo.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.