Burocracia e estreia precoce: conheça o iraquiano Mohanad Ali
Share:

Burocracia e estreia precoce: conheça o iraquiano Mohanad Ali

Nascido em Bagdá, capital do Iraque, Mohanad Ali Kadhim Al-Shammari se interessou pelo futebol ainda quando criança e começou a jogar para o Timsah Al-Amin, equipe local do distrito de Bagdá Al-Jadida. Depois de um certo tempo e aos 6 anos de idade, ele se matriculou na Escolinha de Ammo Baba, ex-jogador e ex-treinador da Seleção do Iraque. Depois de impressionar os treinadores, o Al-Quwa Al-Jawiya, clube que joga a Iraqi Premier League (primeira divisão iraquiana) se interessou pelo seu futebol e o contratou para atuar nas categorias de base do clube.

Ainda aos 13 anos, Mimi Ali — como é conhecido — foi convocado pelo Iraque sub-14 e teve um excelente desempenho, onde marcou 12 gols em 10 jogos. Assim, chamou a atenção do Al-Shorta SC, clube que também está na primeira divisão iraquiana, e assinou um contrato profissional de cinco anos em setembro de 2013. Comandado pelo treinador brasileiro Lorival Santos, o adolescente iraquiano estreou profissionalmente no derby de Bagadá, contra o Al-Talaba. Ele se tornou o mais jovem jogador a representar o Al-Shorta na história do clube, com 13 anos e 279 dias de idade.

Após três temporadas pelo principal time do país, foi emprestado ao Al-Kahrabaa, clube também localizado no distrito de Rusafa, leste de Bagdá. Mesmo com 16 para 17 anos, foi o artilheiro da equipe com 12 gols em 30 jogos e retornou mais experiente ao Al-Shorta, em outubro de 2017. Por lá, terminou a temporada 17/18 com 17 gols em 30 jogos. Nessa mesma temporada estreou pela equipe principal do Iraque, em um jogo contra o Bahrein.

Autor de dois gols na Copa da Ásia, Mohanad Ali, ainda que possua 1,83 m de altura, é muito rápido e habilidoso quando precisa utilizar movimentos curtos de corpo com a bola nos pés. Como todo bom centro-avante ele é tão finalizador nato que, sempre que surge a oportunidade, conclui a gol. Eficiente quando é necessário utilizar sua força física para ganhar espaços ou duelos aéreos, consegue ter um papel importante principalmente sem a bola, quando tenta se infiltrar nas entrelinhas defensivas.

Apesar de atuar como centro-avante de área, sendo o jogador com a função de finalizar as jogadas em poucos toques, Mohanad Ali possui todos os atributos necessário para jogar mais recuado, podendo utilizar o passe, a visão de jogo e a finalização de média distância. Atuando em uma liga de menor prestígio e de pouca qualidade, ele — por ser diferenciado e ter muito talento — é aquele centro-avante camisa 10 que participa muito do jogo. Bom cabeceador, técnico e oportunista, seja no chão ou no ar, é capaz de marcar gols em qualquer território.

Posições onde é capaz de atuar


Com o nome parecido com Muhammad Ali, pugilista estadunidense e considerado um dos melhores da história do esporte, o jovem iraquiano de 18 anos conviveu com problemas burocráticos em relação ao seu nome. Nas temporadas 15/16 pelo Al-Shorta e 16/17 pelo Al-Kahrabaa, o jogador era chamado de Hassan Ali. Entretanto, em 2017, um tribunal iraquiano determinou que Mohanad Ali era seu nome verdadeiro e que sua data de nascimento era o ano de 2000. A decisão (do tribunal) também concedeu a ele o direito de obter um passaporte em seu nome correto e cancelar a errônea anterior.

“Meus dados e documentos oficiais nos registros da Confederação Asiática de Futebol estão sob o nome Mohanad Ali, que é o meu nome verdadeiro. Tudo isso é um erro em meus dados pessoais que me levou a ser chamado de Hassan. Eu não quero voltar a essa questão que me incomodou muito, especialmente depois que meus formulários foram resolvidos por meios legais”, desabafou ele ao jornal Football-IQ. 

Em comunicado, o Al-Shorta, clube ao qual o atacante está vinculado, anunciou ter recusado ofertas de Benfica, Juventus, AEK, Galatasaray, Genk e Al Ain. Também é especulado que Roma e Borussia Dortmund estão interessados no jovem iraquiano. Na atual temporada são sete gols em nove jogos pela Iraqi Premier League. Com contrato até meados deste ano, é bem provável que Mohanad Ali rume para alguma grande liga europeia e prove seu verdadeiro valor.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.