Atalanta é uma ótima segunda chance para Guilherme Arana na Europa
Share:

Atalanta é uma ótima segunda chance para Guilherme Arana na Europa

De todos os possíveis destinos de Guilherme Arana nas últimas especulações o envolvendo, incluindo os clubes brasileiros como Flamengo e Corinthians, a Atalanta foi a melhor escolha possível. Com contrato firmado até o final da temporada e opção de compra de 9 milhões de euros, a possibilidade de permanecer na Itália com boas performances é real, visto que existem diversas causalidades que poderão influenciar positivamente no seu desenvolvimento. Uma delas, e talvez a principal, é a maneira de jogar da equipe comandada por Gian Piero Gasperini.

Atualmente o treinador de 61 anos possui ideias de linha de cinco defendendo e de três com a bola, dando mais liberdade ofensiva para os alas, que é o ponto mais forte de Arana. Então, diferentemente de como atuava na lateral do Sevilla, o brasileiro terá a chance de explorar sua principal característica que o creditou estar na Europa: a ofensividade. Claro, está longe de ser fraco defensivamente, mas para os padrões europeus talvez não tenha qualidade suficiente. Ou seja, esse é outro ponto a ser desenvolvido no campeonato italiano, famoso por possuir os melhores métodos de treinamentos defensivos.

Encostado na Espanha, a oportunidade de ir à Itália caiu do céu para o jogador. Tudo indica que retornar ao Brasil seria sua última opção, o que estava próximo de acontecer devido a não ter surgido interessados até então. É nítido que há casos e mais casos nos quais jogadores brasileiros estão em má fase ou pouco recebem oportunidades em clubes europeu. Logo, a única alternativa que resta são mercados alternativos. O caso do lateral de 22 anos estava próximo de ser esse, mas a dinamicidade do mundo do futebol fez a diferença.

Divulgação/Atalanta

Pensando a curto prazo, Arana terá a concorrência do bom Robin Gosens, atual titular da lateral-esquerda e terá que estar num bom nível para, pelo menos, conseguir mais tempo de jogo. Até acho natural que isso aconteça, mas não será tão fácil quanto parece, muito pelo tempo perdido em Sevilha. No entanto, comparado com a situação angustiante vivida no seu clube anterior, onde nem conseguiu jogar direito, pode ser considerado um passo a frente na carreira.

Como não há clima para ele no Sevilla, apesar de ainda haver um vínculo empregatício, é improvável que permaneça por lá mesmo que a Atalanta não exerça a opção de compra. No médio para longo prazo, permanecendo no clube italiano, sua perspectiva de carreira pode mudar, ainda que seja quase impossível prever isso neste momento. Além do mais, não é loucura dizer que pode ser um dos candidatos a lutar por uma vaga na lateral da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2022. Aperfeiçoando a parte defensiva e aprimorando pequenos atributos ofensivos, o o jogador pode englobar tranquilamente o elenco de Tite.

Como um todo, há muita expectativa de minha parte no desenvolvimento de Arana na Itália. Atuar num clube que passou a lutar quase que sempre no pelotão de frente da Série A, e possui um elenco de relativo alto nível, pode ser decisivo na atual fase da sua carreira. Disputar a Champions League nesta temporada também deve ser um acréscimo instantâneo. Resumidamente: o jovem tem uma oportunidade de ouro para encaminhar uma nova etapa e recuperar o tempo “perdido”.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.