A troca envolvendo Rebic e André Silva não favoreceu nenhum dos dois
Share:

A troca envolvendo Rebic e André Silva não favoreceu nenhum dos dois

Nem tudo no futebol tem explicação e, quanto mais próximo de fechar a janela de transferências, mais inexplicável fica. Assim, Milan e Eintracht Frankfurt formalizaram uma troca de empréstimos entre André Silva e Ante Rebic que até hoje ninguém sabe como foi concretizada. Alguns dizem que foi um ano de contrato com opção de compra. Outros falam em dois anos de contrato também com opção de compra. E, pra piorar, pode ser que seja um contrato de dois anos sem opção de compra. Ou seja: há muitas possibilidades e nem todas são relativamente boas.

Pelo lado do Frankfurt, não era novidade que Rebic estava insatisfeito e queria sair. Depois de perder os companheiros de ataque Jovic e Haller, esse desejo aumentou. Então, a transferência que era só questão de tempo, se tornou um empecilho sem definição até o último dia possível para se concretizar. E aí que foi o principal equívoco. O erro não foi ter deixá-lo sair. O erro foi ter “trocado” em mais um centroavante que, cá entre nós, não vive uma boa fase desde o início (que durou alguns jogos) fulminante no Sevilla, além do bom nível – que já faz bastante tempo – no Porto.

Atualmente no elenco ofensivo do Frankfurt há Bas Dost, Gonçalo Paciência, Dejan Joveljic e, agora, André Silva. Claro, para o modelo de jogo do Adi Hütter, possuir qualidade no pelotão de frente pode ser benéfico. Porém, um setor superlotado com egos inflados também pode ser prejudicial. De todos os cenários possíveis, acaba sendo uma faca de dois gumes em que as águias decidiram apostar caro. Trocar um dos principais jogadores do time por um que já demonstrou ter talento, mas parece estar em uma queda técnica sem fim é, no mínimo, esquisito. Portanto, a chegada de André Silva consolida a tese de que, como um todo, o mercado do Frankfurt foi estranho.

dpa

Como o Milan pouco teve a ver com isso, conseguiu empurrar um jogador que só deu dor de cabeça desde o dia que chegou – muito por conta do alto valor pago e de possuir um salário nada barato – para um clube que pode recuperá-lo, e ainda recebeu um dos principais jogadores da última Copa do Mundo. Além do mais, apesar de ter sido ofuscado por Jovic e Haller, Rebic também conseguiu realizar uma boa temporada 2018-2019. Somente na Bundesliga foram nove gols, número relativamente bom para quem tinha a função de impulsionar a dupla anteriormente citada.

Do ponto de vista de qualidade e elenco, o clube italiano conseguiu um jogador que, na teoria, chega pra ser titular. A grande dúvida em torno da contratação de Rebic passa em torno de onde encaixá-lo. O croata de 25 anos pode atuar em praticamente todas as posições ofensivas, mas eu gosto mais (e acredito que renda mais) de vê-lo atuando como propriamente um segundo atacante, dando espaço pra se movimentar e atacar o espaço nos dois lados ofensivos. No entanto, acho difícil que seja utilizado por ali. De qualquer maneira, é um reforço que agrega características que estavam em falta no plantel rossonero.

Individualmente, ambas as transferências foram mais benéficas aos clubes do que propriamente aos jogadores. André Silva chega como terceira (quiçá quarta) opção num ataque em que Bas Dost e Paciência vivem boa fase. Mesmo que o Frankfurt possa ser considerado um bom destino se for pensado na questão de recuperar a carreira, a perspectiva de conseguir tempo de jogo no curto pro médio prazo não é das melhores. Já Rebic, que trocou a zona de conforto por um projeto extremamente duvidoso, até deve ter minutos em campo. Entretanto, neste presente que vos falo, trocar o Frankfurt pelo Milan se não for seis por meia dúzia, é pior. Assim, pela distinção de momentos, os dois optaram por destinos que talvez não fossem considerados os ideais para ambos. E realmente não são.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.